Investigadores desenvolvem vídeo informativo sobre o cancro da mama

Investigadores da Unidade de Divulgação do IPATIMUP conceberam alguns vídeos informativos focados na prevenção dos cancros mais frequentes em Portugal. Neste vídeo aborda-se o cancro da mama:

É verdadeiramente de louvar uma iniciativa deste género se levarmos em conta que o cancro, sendo uma doença na sua grande maioria dependente de fatores de risco que eu posso modificar, não tem tido a devida atenção em camapanhas de sensibilização e prevenção. No entanto, se seguirmos estas recomendações para evitar o cancro da mama aquilo que podemos fazer não vai além de reduzir o consumo de álcool, limitar o consumo de alimentos hipercalóricos na adolescência e ter um filho antes dos 35 anos.

Em termos concretos esta informação não nos deixa muitas pistas sobre o que devemos consumir para reduzir o risco de doença.

Deixamos aqui alguns exemplos:

Fibra – o consumo de fibra (presente nos alimentos de origem vegetal) diminui o risco de cancro da mama. Provavelmente reduzindo os níveis de estrogénio no sangue.

http://blog.aicr.org/2012/01/11/major-new-analysis-fiber-may-prevent-breast-cancer/

Soja – o consumo de produtos de soja, ricos em fitoestrogénios, provavelmente protegem contra o cancro da mama, em particular se consumido regularmente desde a infância. Além disso alguns estudos sugerem que quando consumido por mulheres que tenham tido a doença, aumenta a probabilidade de sobrevivência sem recidiva.

http://www.eattodefeat.org/food/1295/tofu.html

Açucar – níveis altos de insulina no sangue estão relacionados com um maio risco de cancro da mama. O consumo de alimentos com índice glicémico elevado (tais como: pão branco, arroz branco, farinhas refinadas, batatas) contribui para um aumento rápido dos níveis de açucar no sangue acompanhado de um aumento de insulina.

http://www.sciencedaily.com/releases/2009/07/090709170819.htm

Crucíferas – Um estudo realizado na China e apresentado na conferência anual da American Association for Cancer Research conclui que o consumo de legumes crucíferos (couves, brócolos, couve-de-bruxelas) por mulheres que tenham tido canco da mama, reduz significativamente o risco de mortalidade por recidiva. Foram avaliadas 4886 mulheres sobreviventes de cancro da mama ao longo de 36 meses depois do diagnóstico. As mulheres com o maior consumo de legumes crucíferos por dia mostraram uma taxa de redução de risco de mortalidade de 62% e de recidiva de 35%. Um dos componentes destes legumes parece ser especialmente eficaz a evitar e controlar o cancro da mama: o Indol-3-Carbinol.

http://www.sciencedaily.com/releases/2012/04/120403153531.htm

Exercício Físico – Estudos sugerem que o exercicio pode não só ajudar na prevenção do cancro como prolongar a vida de sobreviventes da doença e evitar recidivas. Uma das razões para o exercicio ter estes beneficios parece ser pelo facto de reduzir a insulina e outros factores relacionados com o desenvolvimento da doença. Os sobrevivente com uma prática de mais de 150 minutos de exercicio semanal têm 50% menos hipóteses de recidiva e de morrer da doença.

http://preventcancer.aicr.org/site/News2?page=NewsArticle&id=21609&news_iv_ctrl=2302

Gorduras saturadas – Estudos sugerem que o consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas estão associados a um aumento de risco de recidiva e mortalidade após o diagnóstico de cancro da mama.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21197569

Sementes de linhaça moídas – Além de serem muito ricas em ácidos gordos ómega-3, são também ricas em fitoestrogénios capazes de proteger os tecidos mamários da ação do estrogénio. Tal como com a soja, estas substâncias ligam-se aos receptores de estrogénio nas células mamárias impedindo que a hormona estimule o desenvolvimento dos tecidos. Uma a duas colheres de sopa parece ser benéfico.

http://clincancerres.aacrjournals.org/content/11/10/3828.long

One response to “Investigadores desenvolvem vídeo informativo sobre o cancro da mama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s