Apigenina (presente na salsa) eficaz contra o cancro da mama

Segundo um estudo da Universidade de Missouri, a apigenina, fitoquímico presente em vegetais como a salsa e o aipo, poderá vir a ser usado como alternativa não-tóxica para o tratamento de um tipo agressivo de cancro da mama.

Pela primeira vez, um estudo demostrou a eficácia desta substância no tratamento de um tipo de cancro da mama induzido pela utilização de um químico usado em terapia de substituição hormonal.

Embora ainda não se saiba exatamente como a apigenina atua ao nível biológico, os investigadores dizem saber que a substância inibiu a evolução de células de cancro da mama humanas de três maneiras:

  • Induzindo a morte da célula (apoptose)
  • Inibindo a proliferação das células
  • Reduzindo a expressão de um gene associado ao crescimento do cancro.

Além disso observaram que os tumores tratados com a apigenina neste estudo apresentavam vasos sanguíneos menores, através de um processo de antiangiogénese. A vascularização do tumor é um processo fundamental para o seu desenvolvimento.

Os mesmo investigadores sugerem que no futuro, injeções desta substância poderão vir a ser usadas para o tratamento de cancro como alternativa aos tratamentos convencionais altamente tóxicos atualmente utilizados. O grande problema aqui assinalado por estes cientistas é a grande dificuldade que existe em conseguir um financiamento para um estudo destes, uma vez que não representa uma oportunidade de lucro para os investidores. Nas suas palavras “a indústria (farmacêutica) não investirá no estudo de um produto que podemos criar no nosso jardim”.

“Clinical trials of apigenin with humans could start tomorrow, but we have to wait for medical doctors to carry out that next step,” Hyder said. “One problem is, because apigenin doesn’t have a known specific target in the cancer cell, funding agencies have been reticent to support the research. Also, since apigenin is easily extracted from plants, pharmaceutical companies don’t stand to profit from the treatment; hence the industry won’t put money into studying something you can grow in your garden.”

http://www.news-medical.net/news/20120517/Apigenin-effective-against-human-breast-cancer.aspx

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s