Debate e Lançamento do Livro “Safira e a luta contra o cancro”

Dia 28 de Junho tivemos a oportunidade de celebrar o trabalho de divulgação e de discussão sobre o direito de escolha médica na foma do lançamento do livro “Safira e a luta contra o cancro”. Para tal contámos com um painel de pessoas de várias áreas que contribuiram com a sua reflexão sobre os temas que a história da Safira levanta. Por ser um assunto tão transversal e abrangente só faria sentido que vozes de diferentes áreas se fizessem ouvir na discussão. Cada um dos participantes teve uma prestação notável, fazendo cumprir aquilo que tem sido o móbil principal de toda esta exposição pública: envolver a sociedade e os cidadãos na discussão sobre o valor da cidadania e o direito de escolha de tratamento médico. As implicações são muitas e algumas delas foram de forma honesta e responsável abordadas pelos intervenientes. Contámos com uma perspectiva médica, representada pela cirurgiã Maria João Cardoso, da Fundação Champalimaud; uma social, defendida pela socióloga Rita Espanha do ISCTE; e uma legal, trazida pelo Juíz Rui Rangel. Todos estão de parabéns pela forma eloquente e honesta como souberam perspectivar as implicações de todo o caso e também por mostrarem que existe sem dúvida vontade e disponibilidade para se construir uma realidade social mais participativa e livre no exercício das escolhas. Tivemos ainda uma apresentação do livro feito pela Ana Lúcia das Edições ASA assim como um testemunho emotivo por parte de Cândida Pinto. A primeira parte foi finalizada pelas palavras igualmente emotivas da autora que não foi poupada a elogios pela forma como verteu a sua escrita de um modo tão equilibrado na balança entre objetividade e valorização humana. A repetir-se.

Aqui fica um registo incompleto do evento:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

One response to “Debate e Lançamento do Livro “Safira e a luta contra o cancro”

  1. Olá a todos…

    Realmente foi pena não terem feito o registo completo do evento!

    Foi pena não ter dado para ouvir a opinião do juiz… Pois estava interessado em ouvir a intervenção dele…
    Em 2010 li uma notícia publicada na internet que a certa altura refere “No entanto, a idade das vítimas e o facto de o condenado saber ser portador do vírus da Sida (VIH) foram determinantes, segundo o acórdão lido hoje, segunda-feira, para o grau agravado dos crimes pelos quais foi condenado.

    A menor violada só não contraiu a infecção “por um simples acaso”, referiu a juíza.” (meu realce) fonte

    Ao ler esta afirmação por parte de uma juíza não fui capaz de ficar quieto e sossegado!

    E de imediato enviei por correio electrónico para a secretaria do Tribunal onde a dita juíza estava colocada uma série de estudos que comprovam que o “VIH” não é o que se pode qualificar de vírus sexualmente transmissível… Como é óbvio foi em vão… Não sei se a senhora não sabe ler inglês ou se simplesmente tem a mente quadrada ou se a sua formatação cerebral já é tal que não se consegue livrar da forma Ortodoxa de Pensar!

    De qualquer forma fica aqui a ligação para a mensagem onde consta a ligação do estudo (um deles) que fiz questão de enviar à dita…

    Isto para concluir que, o motivo que levou o juiz a decidir pela ordem de vos retirar a Safira, está gravemente ferido pela mesma imbecilidade cientifica que esta outra juíza manifestou…

    Quanto a fonte de (pseudo)saber são apenas as televisões, podemos estar certos que não ficamos a saber nada de nada…
    E em casos de justiça quando as fontes são apenas as mesmas que alimentam as televisões então o caldo está já no chão!

    Parabéns pelo livro… E continuem o bom serviço em prol de uma Cidadania mais Liberta de Dogmas e Seguidismos Cegos!

    Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s